Projetos

Microplásticos na Água: Ameaças Ecotoxicológicas para a Biodiversidade Aquática e Aquicultura na Ilha de Santa Catarina

Duração: 2025 – Atual Programa FAPESC de apoio a Ciência, Tecnologia e Inovação do estado de Santa Catarina

Finalidade

O projeto busca determinar a presença e as concentrações de microplásticos (MPs) em ecossistemas aquáticos continentais da Grande Florianópolis, caracterizando-os e correlacionando sua ocorrência com a intensidade de urbanização da região. Além disso, propõe estabelecer a modelagem hidrodinâmica como uma ferramenta de auxílio no monitoramento da dispersão dos microplásticos (MPs) em diferentes matrizes ambientais com o intuito de melhorar a gestão da qualidade sanitária das áreas de cultivo de ostras no estado de Santa Catarina. Por fim, objetiva-se também investigar experimentalmente a toxicidade dos MPs em diferentes organismos aquáticos através de ensaios ecotoxicológicos, e avaliar eficácia de uso de macrófitas aquáticas nativas de Santa Catarina na biorremediação de águas contaminadas. Os resultados obtidos servirão como subsídio para gestão da qualidade sanitária e para inferir o grau de ameaça sobre atividades socioeconômicas da ilha (ex. sítios de cultivo de ostras e pesca artesanal).

Impactos do fogo e das cinzas sobre a biodiversidade na água doce: respostas dos peixes, anfíbios, microinvertebrados e macrófitas ao distúrbio 

Duração: 2021 – 2023
Programa FAPESC de apoio a Ciência, Tecnologia e Inovação para jovens pesquisadores do estado de Santa Catarina

Finalidade

O projeto contempla a realização de pesquisas científicas que utilizam uma abordagem experimental para compreender o impacto do fogo e das cinzas residuais sobre diferentes grupos de organismos em ambientes aquáticos. Essa informação primária é base para a proposição de políticas públicas que visem reduzir o uso do fogo para supressão vegetal e a promoção da educação ambiental para a sociedade civil, apresentando-lhes evidências científicas dos malefícios do uso indiscriminado do fogo à biodiversidade aquática.

Nascentes do Saí

Duração: 2019 – 2021
Diagnóstico Socioambiental para Criação de Unidade de Conservação na Vila da Glória, município de São Francisco do Sul – SC

Finalidade

Projeto interdisciplinar composto por estudantes e professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade da Região de Joinville (Univille) em parceria com a Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul em prol da criação de uma Unidade de Conservação no município.

Resumo

O laboratório realizou campanhas para inventariar a ictiofauna presente nos riachos do polígono que viria a se tornar o Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) Nascentes do Saí. Com os dados amostrados, foi possível avaliar também os fatores ambientais que determinam a diversidade de peixes nos riachos da região, contribuindo para o conhecimento científico e visando a restauração e conservação dos recursos hídricos do Distrito do Saí.