Extensão

O fogo, as cinzas e a vida na água 

Duração: 2023 – Atual

As cinzas oriundas de incêndios, como resultado do uso do fogo em bacias de drenagens, se destacam entre os poluentes que chegam às águas continentais. Ao se solubilizarem na água, as substâncias contidas nas cinzas causam uma série de efeitos deletérios para os organismos aquáticos, resultando em modificações nas dinâmicas ecológicas e no equilíbrio do ecossistema. Apesar disso, existem poucas informações disponíveis sobre o prejuízo ambiental que a solubilização de cinzas na água causam e o reflexo para a conservação da biodiversidade aquática e da segurança hídrica e econômica da população humana que vive da aquicultura.

Esse projeto tem como objetivo levar exposições, oficinas e atividades de educação ambiental à comunidade geral e escolar, apresentando de forma didática, lúdica e elucidativa as evidências científicas dos malefícios do uso indiscriminado do fogo para os seres vivos que vivem na água e para o próprio ser humano. Espera-se que, a partir dessas ações, a sociedade possa ter maior participação no entendimento, na tomada de decisões e na unificação de ações e saberes acerca do uso do fogo para supressão vegetal, buscando o estabelecimento de iniciativas para reduzir a entrada de cinzas nos corpos aquáticos.

Duração: 2023 – Atual

Aliando o conhecimento científico e de comunidades tradicionais para a conservação da biodiversidade aquática

Este projeto de extensão tem como objetivo aproximar a Universidade das vivências e saberes de comunidades tradicionais do estado de Santa Catarina no que tange a relação destas com o ambiente natural e os ecossistemas de águas continentais. A partir da realização de rodas de conversa, exposições científicas e saídas de campo, objetivamos aumentar a visibilidade e a valorização dos saberes tradicionais pela população geral e pelos gestores públicos, integrando-os com o conhecimento gerado a partir de publicações científicas. Espera-se que, a partir dessas ações, o público possa adquirir melhor compreensão sobre as comunidades tradicionais e seu papel na conservação da biodiversidade de ecossistemas de águas continentais.